Educação Infantil



Tem coisa mais deliciosa que ficar rodeado de bebês???!
Bem, se for só pra brincar... Não tem mesmo!

Agora, se for para dar aula de música... fica um pouquinho mais complicado! Se os objetivos das aulas de música não forem traçados; se a quantidade de crianças for muito superior ao que se sugere; se não tivermos um espaço adaptado e, em alguns casos, a presença de um ajudante, a experiência pode ser muito decepcionante.
Além desses, outros ingredientes básicos completam a receitinha pra dar tudo certo: paciência, gosto por brincadeiras e muito, muito amor ao que se faz.

Duas questões complicadas ainda rondam o ensino da música na Educação Infantil: 
1. Muitos professores não são licenciados. Alguns são músicos, sem formação pedagógica; outros, são oriundos dos cursos de "Formação de Professores", ou cursaram Pedagogia.  

2. Grande parte dos diretores e coordenadores enxerga a música apenas como um complemento às atividades pedagógicas desenvolvidas. Desta forma, o professor de música não tem autonomia para cumprir seu planejamento, trabalhando os aspectos musicais relacionados à faixa etária da E.I.

Independente da formação musical, acredito que, o mais importante é buscar o conhecimento. Na Educação Infantil, o trabalho é focado na "Sensibilização Musical". Não é necessário ser um virtuoso pianista ou cantor, para realizar este tipo de trabalho, mas uma coisa é certa: existe, sim, a necessidade do conhecimento musical e do fazer musical através do canto ou da execução de um instrumento, por parte do Educador.
Os cursos superiores de Pedagogia ou de Formação de Professores (Ensino Médio Normal), por mais que ofereçam atividades musicais como canto coral, oficina de percussão corporal ou construção de instrumentos, não possibilitam ao Educador, se apropriar do conhecimento musical necessário para o ensino da Música, mesmo na E.I.

Portanto, querido(a) amigo(a) Professor (a), se você deseja realizar um trabalho musical com os seus pequenos, e não possui formação musical, sugiro procurá-la! Fazer parte de um coral, aprender violão, procurar um curso básico de música... E, é claro, pesquisar muito! Não dá para aprender música pela internet, mas já existem vários sites e blogs (como o meu) com sugestões de material pedagógico e atividades musicais. Nada é como uma receita de bolo, mas pode ajudar bastante! 

Agora, se você gosta mesmo de música, dedique-se de verdade! Música faz bem e eu recomendo! Suas aulas vão ficar ainda mais gostosas...

Se o seu problema for a falta de entendimento sobre os objetivos das aulas de música, por parte da coordenação da escola, não se desespere! Brigar não ajuda em nada, mas mostrar serviço sim. Aos poucos, com o resultado das aulas, você vai ganhando a confiança, admiração, apoio e, quem sabe, uma sala de aula todinha adaptada, só para as aulas de música??!

Enfim, querido Amigo(a) atuante na Educação Infantil, Professor de Música ou não... Minha intenção é sempre ajudar! Aqui nesta página, ou nos tags da "Educação Infantil", quero sempre trazer boas dicas e sugestões de atividades, discutir e responder questões, ler relatos de experiências... O espaço é nosso!

Boas aulas!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário