Material Pedagógico

O que seria de nós sem nossos instrumentos, cds, dvds, sucatas, enfim, sem todas aquelas "quinquilharias" que carregamos de um lado para o outro, nos corredores das escolas?

Infelizmente, vivemos em um país onde a Educação Musical ainda não tem o valor merecido, e como consequência desta visão tão atrasada, os governos e escolas - a maioria delas - não investem na preparação e organização de um espaço destinado às aulas de Música e de Artes, de uma forma geral.

Sempre converso com colegas que reclamam por serem "obrigados" a levar seu violão ou seu teclado para a escola; ou de ter que gastar do próprio dinheiro para comprar os materiais que utilizam nas aulas. Afinal, aula teórica em uma escola não funciona, e nem é este o nosso objetivo. Seria maravilhoso se, assim como nas escolas norte americanas - permita-me admirar os EUA por isto - a música fosse realmente levada a sério. Salas adaptadas acusticamente, formação musical efetiva, instrumentos de todo o tipo... Não é à toa que a grande maioria dos cantores norte americanos, independente do estilo ao qual se dedicam, são músicos.

Enquanto esta realidade não nos atinge, enfrentamos, assim como qualquer professor, a realidade do ensino brasileiro, público ou privado: salas lotadas, estresse, baixos salários, pressão por resultados, e outras questões, estritamente educacionais, que pretendo um dia discutir por aqui... Mas alguns detalhes nos diferenciam bastante dos demais: nosso trabalho passa por um processo constante de convencimento, ou seja, precisamos, a todo o momento, provar para alunos, diretores e até para alguns colegas professores, que nossa disciplina também tem seu valor! Que nossas aulas, apesar de lúdicas e divertidas, abordam conteúdos importantíssimos! Que não é só porque "não reprova", que a aula de Música não deve ser levada a sério.

Enfim, é um processo lento, cansativo, desgastante, mas bastante prazeroso, quando alguns dos nossos objetivos começam a aparecer, a ser atingidos, mesmo que parcialmente.

E para resistir a essa rotina, só mesmo com bons materiais, bons livros, boas atividades, boas músicas, bons instrumentos, mesmo que construídos, e muita, muita paixão!

Andei revirando meu "acervo", por sinal, bem grande... E quero também deixar dicas de tudo que nos possa servir. Nada mais frustrante que adquirir um material e descobrir que não é tão bom assim... Então, vamos ajudar uns aos outros! Quem quiser deixar dicas de bons materiais pedagógicos, ou, com todo respeito, falar de algo que não recomenda, esteja à vontade.

Bom trabalho!






Nenhum comentário:

Postar um comentário