Vestibular (THE)


Se você, assim como eu, decidiu que Música é a sua vida, e deseja ingressar em um curso de graduação, dou toda a força! Mas antes de optar pelo vestibular de música, alguns detalhes precisam ficar bem claros...

Para prestar vestibular para Música, você precisa, antes de mais nada, ser músico!!!
Os curso de graduação em Música, assim como em qualquer outra área artística, exigem do candidato a aprovação no Teste de Habilidade Específica, mais conhecido como THE. As questões do teste abordam conteúdos de Teoria e Percepção Musical, e não são questões simples... É necessário um treinamento, principalmente auditivo, para que se tenha sucesso no THE.
Além disso, é preciso demonstrar sua habilidade musical, cantando ou executando um instrumento, dependendo da sub área escolhida, e obedecendo a um programa disponibilizado pelas Universidades.

Hoje, nas Universidades do Brasil, as Escolas de Música oferecem basicamente os seguintes cursos de graduação: 
Licenciatura em Música: habilitação em Educação Musical
Bacharelado em um instrumento ou em canto: habilitação no instrumento estudado ou em canto.
Composição
Regência 
MPB. 

Já estou preparando alguns posts com informações mais detalhadas sobre cada um dos cursos, sobre a qualidade das universidades que oferecem e sobre as áreas de atuação de cada um. Sei que muita gente tem dúvidas... Muita gente não sabe que vai estudar Pedagogia no curso de Licenciatura, por exemplo, ou que não precisa ter o curso técnico para ingressar no curso superior... Logo vou postar!

Como acabei de dizer, o diploma de curso técnico não é um pré requisito para ingressar no curso superior em Música. Não que este tipo de formação não seja importante. Se é! Mas existem cidades onde não há a oferta de cursos técnicos de Música, ou até existem, mas não podem ser pagos por qualquer pessoa. Nestes casos, estudando bastante, é possível ingressar no curso superior em música, mesmo sem certificados de nível básico ou técnico. Eu consegui!!!

Existe, sim, Mestrado e Doutorado em Música muito bons no Brasil. É possível dar continuidade aos estudos, tanto aqui como no exterior.


Acredito que estas sejam as maiores dúvidas... 
Além dos posts já prometidos sobre o assunto, quero deixar algum tipo de ajuda a você que pretende realizar o THE.
Lembrando: se você ainda não é músico, procure uma BOA escola de música antes, que te ofereça todo o conhecimento teórico e prático para realizar o THE, e para ter sucesso durante a graduação. 
Afinal, passar raspando e se sentir um peixe fora d'água depois, não é nada bom...

Desde já, sucesso pra você, vestibulando!!! Suas dúvidas são sempre bem vindas!!!
















8 comentários:

  1. Olá. Boa noite. Eu estudo música a 5 anos e neste ano eu decidi que que quero realmente viver do que eu mais gosto, que é a música. Eu gostaria de saber quanto tempo antes você ficou estudando para fazer a prova? E se vocÊ passou na primeira vez? E o que cai realmente? Eu pretendo fazer este ano para eu ter uma noção de como é. Você tem alguma dica?

    Muito obrigada..

    ResponderExcluir
  2. Olá Tallita! Primeiramente, parabéns pela escolha e já estou torcendo por você! Vamos por partes...
    Primeiro você precisa definir qual a área da música a que pretende se dedicar, pois os programas das provas são bem diferentes para cada uma delas. (No post dessa página eu escrevi sobre as áreas).
    Eu estudei música durante muito tempo antes de me decidir. Comecei na Igreja, com 10 anos, e aos 16 comecei a dar aulas, em minha Igreja mesmo, por isso optei pela Licenciatura.
    Como tive uma formação muito boa, apesar de bem tradicional, não tive problemas para fazer o THE e passei sim, de primeira!

    Então... Me diga primeiro por qual área você vai optar, e me diga também que instrumento você toca, pra eu te dar digas de acordo com a sua escolha. Te aguardo!

    ResponderExcluir
  3. Eu quis dizer... dicas, e não digas!! rs

    ResponderExcluir
  4. Oi! A área que eu quero é Licenciatura. Eu toco violino e também ajudo a dar aula de teoria na minha igreja.

    Eu já te agradeço muito pela a ajuda!!!

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Talita, querida, quantas coisas em comum! Também sou violinista. ;)
    Bem, vamos lá: acredito que, se você já dá aulas de teoria, tem conhecimentos teóricos bem desenvolvidos. Isso é muito importante, pois a primeira prova do THE é de Teoria musical. As universidades costumam utilizar o livro de Teoria do Bohumil Med como base. Não há o que prever sobre a avaliação teórica, tem que saber tudo mesmo!
    Outra área que você precisa trabalhar bem é sua percepção. Solfejar bem e fazer ditado melódico é fundamental!
    Para a prova prática, prepare uma sonata que se sinta bem para executar e algumas peças populares. Nada difícil, o importante é tocar bem. Na prova de Licenciatura não costuma haver um programa, mas algumas Universidades exigem que se toque uma peça popular.
    Fique atenta às datas do Enem e do THE também. Dependendo da faculdade, o Enem pode ser depois do THE. Para quais Universidades pretende se inscrever?

    ResponderExcluir
  6. Rs.. Eu pretendo fazer o da UNIRIO e da UFRJ. Este ano eu me inscrevi para estas duas, mas eu só vou fazer para ter uma noção de como é. Ano que vem eu vou me dedicar somente para o vestibular de música.

    Muito obrigada mesmo pela as dicas. Bjos!!

    ResponderExcluir
  7. Por nada Tallita, qualquer dúvida é só deixar por aqui! Bons estudos! Bjs!!

    ResponderExcluir