quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Paisagem Sonora


"Pare um pouco... Vamos ficar em silêncio por alguns minutos, e deixar nossos ouvidos trabalharem? Se ficar difícil de gravar, você pode ir anotando todos os sons que ouvir, em uma folha..."

Assim começa um riquíssimo exercício de escuta, conhecido como "Paisagem Sonora". O conceito de Paisagem sonora é trazido pelo compositor e educador canadense Murray Schafer.  

Mas qual a importância deste exercício?
No mundo frenético em que vivemos, rodeados por sons de todos os tipos, nossos ouvidos se tornam praticamente insensíveis. Somos capazes de escutar e não ouvir! E como fazer música, se não ouvimos?!




Desdobramentos da atividade:

Após ouvir e anotar, comparar os sons ouvidos. Surgirão sons ouvidos por todos, por alguns, por apenas um educando. Pode-se fazer uma grande lista, sempre com a participação de todos.

Identificada a Paisagem sonora da sala de aula, pode-se sugerir que os educandos recriem a paisagem ouvida, tentando imitar os sons que ouviram.

Podemos também sugerir que, em grupos, eles retratem a Paisagem sonora de um ambiente ou evento específico, como uma floresta, um jogo de futebol, um canteiro de obras, etc. Eles sempre têm várias ideias de lugares!!!

Com o conceito de paisagem sonora bem trabalhado, discussões bastante produtivas e muitas experiências, temos alguns caminhos a seguir...

1. Diferenciação dos sons a partir de seus parâmetros;

2. Criação de uma partitura não convencional, com indicação de tempo, na tentativa de recriar a paisagem ouvida (importante registrar com gravador ou celular). 

Enfim... assuntos para os próximos posts...

Quer saber mais sobre Murray Schafer ou sobre Paisagem sonora?
Acesse:
http://www.musiccentre.ca/node/37315/biography ou http://musicofouruniverse.blogspot.com.br/2013/05/paisagem-sonora-uma-breve-introducao.html

Ou adquira o livro "O ouvido pensante", indispensável para qualquer educador musical.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário