quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Por que o blog...

E agora?! O que eu faço? Por onde começo??!

Clássica pergunta daquele momento em que nos damos conta: a faculdade acabou - ou não - e a realidade é bem, bem diferente de todas aquelas aulas super gostosas de Processos de Musicalização, Oficina de Música e por aí vai... 
É claro, aconteceu comigo, e volta e meia recebo uma ligação, e-mail ou mensagem de amigos de faculdade recém chegados às salas de aula, pedindo aquela santa ajuda!

Não que eu seja expert no assunto... Ah, isso eu não sou mesmo!!!
Também tenho meus maus momentos; aliás, como não tê-los, com a realidade que vivemos todos os dias em nossas escolas?

Mas, já que escolhemos este caminho, por que não tentar? 
Nem todas as experiências dão certo, nem todos os dias estamos bem dispostos, nem sempre temos tudo o que precisamos, mas... Temos todos os dias a oportunidade de fazer diferente! 

É claro, nem tudo são flores... (...), e compartilhar nossas experiências boas ou ruins, também nos fortalece, nos ajuda a refletir e enriquece o nosso fazer. 
Sintam-se à vontade!

Desejo que este blog sirva de estímulo e ajuda a todos nós, que nos aventuramos no desafio de Educar através da Arte. Falta-me tempo, mas com um pouquinho de persistência e organização, vou tentar trazer sempre novidades como atividades, links interessantes, bons livros e materiais pedagógicos, concursos, questões para pensarmos e discutirmos, enfim, conto com vocês, Amigos, para que este espaço seja mais um cantinho especial e de passagem obrigatória na nossa vida corrida de Professor...

Um beijo!







3 comentários:

  1. Gostaria de saber tua opinião à respeito das músicas da Galinha Pintadinha como um início de formação musical para as crianças. Sou mãe e tenho essa curiosidade....

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabiana!
    Bem, sobre sua preocupação de mãe, devo dizer que as músicas da Galinha Pintadinha não farão mal ao seu bebê, inclusive, várias canções são folclóricas, bastante utilizadas na Educação Infantil, e você pode até estimular e sensibilizar o seu bebê com várias delas. O problema, querida Fabiana, é que esse tipo de trabalho, assim como vários outros que se tornam uma febre entre as crianças, não é feito com a devida preocupação e qualidade musical para que possamos considerá-los como ferramentas para a iniciação musical das nossas crianças. São músicas "artificiais", sem dinâmica, sem o brilho do som dos instrumentos, sem a beleza dos arranjos, cantadas repetidamente, todas do mesmo jeito.
    É complicado falar, mas eu, particularmente, não as utilizo. Dou preferência aos trabalhos feitos por músicos, onde percebo um cuidado em cada canção, em cada som.
    Pra entender melhor, dê uma olhadinha nessas sugestões. Na internet você encontra. Seus filhos vão gostar, com certeza.
    - Cecília Cavalieri França
    - Bia Bedran
    - Palavra Cantada
    - MP Baby
    - CRIA - A Família

    Depois de ouvir, me diga o que achou! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Fabiana, a Folha lançou uma coleção linda no ano passado, só de Música clássica para crianças. Este material, sem dúvida, pode ser utilizado sem medo na formação musical das crianças.

    http://musicacrianca.folha.com.br/

    ResponderExcluir